Universidade Estadual da Paraíba institui conjunto de medidas para certificação digital de documentos

Universidade Estadual da Paraíba institui conjunto de medidas para certificação digital de documentos
19 de julho de 2017

Com foco na utilização das tecnologias a favor da simplificação, celeridade, eficiência e organização dos procedimentos burocráticos, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Portaria UEPB/GR/0262/2017, institucionalizou o novo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC) para produção ou inserção digital de processos no âmbito institucional.

O sistema que será colocado em prática em breve conferirá chancela eletrônica aos documentos e a autenticação de sua validade. Dessa maneira, o servidor continuará a dar fé pública aos títulos, no entanto, tudo será realizado de maneira eletrônica, sem necessidade de carimbos ou assinaturas por escrito para sua certificação e com a vantagem de contar com maior segurança, pois nada poderá ser modificado após a autenticação.

Segundo Carlos Alberto Chaves, coordenador da CTIC, o novo sistema é o alicerce para a obtenção de algo maior. “Funciona como a infraestrutura inicial para o Processo Digital. A Portaria UEPB/GR/0262/2017, que instituiu o SEI, norteia os casos que precisam passar por esse processo e indica como vamos tratá-los, normatizando primeiramente a assinatura digital, para a partir daí darmos início aos processos digitais”, explicou.

Ele também salientou que, de início, apenas os servidores que realizam movimentação externa de processos terão acesso a certificação digital ICP-Brasil. Os demais terão certificação a nível institucional, conforme definido na Portaria.

Economia e celeridade

A expectativa é que, com a futura implantação do Processo Digital, não haja mais a utilização de pastas ou papéis, nem a necessidade de envio de processos através de malotes e transportes, o que gerará economia de tempo, de material e considerável redução de custos.

Prevendo a necessidade de escanear documentos físicos, foi contratado serviço de locação de impressoras multifuncionais que já possuem scanner. No momento da digitalização, o servidor que receber os documentos já deverá atestar que são originais e os considerará válidos. Assim, os arquivos serão inseridos no processo e certificados por meio de assinatura eletrônica institucional.

Há mais de um ano em construção, o Sistema de Processo Digital já está em fase de testes no “SisAdmin” (https://sistemas.uepb.edu.br/sisadmin/) de maneira que a comunidade acadêmica possa se familiarizar gradativamente com a mudança. A interface é intuitiva, parecida com um sistema de correio eletrônico. De toda forma, um treinamento para os servidores está sendo programado e será marcado em breve, para que possa atender o maior número de pessoas de forma homogênea e esclarecer todas as dúvidas.

 

Texto: Giuliana Rodrigues

Fale conosco:

CTIC

  • de seg. à sex.:
    07:00h às 12:00h
    14:00h às 17:00h
    Os horários aqui estabelecidos são para os dias de funcionamentos normais da instituição. Os horários de funcionamento de dias facultativos instituídos por portarias, assim como períodos de férias e feriados nacionais, estaduais e municipais, devem ser consultados em notas no portal da UEPB ou previamente com este setor.
  • Rua Baraúnas, 351 - Bairro Universitário - CEP 58429-500 -  Campina Grande - Paraíba

Dúvidas, Críticas, Sugestões e Elogios

Preencha o formulário ao lado e envie um e-mail para o setor responsável pelo conteúdo desta página.

É possível enviar e-mail para outros setores da instituição. Basta selecionar o setor para o qual deseja entrar em contato.

obs: todos os campos deverão ser preenchidos