O Serviço

Trata-se do serviço de correspondência eletrônica oficial da Universidade Estadual da Paraíba, oferecido pela CTIC

Usuários

Disponível para alunos da graduação e servidores da UEPB.

Perguntas Frequentes

Os alunos devem realizar a solicitação pelo sistema do Controle Acadêmico.

Os servidores devem realizar a solicitação utilizando o sistema SEGE, conforme orientações a seguir:

1- Acesse https://sistemas.uepb.edu.br/sege , insira seu CPF e senha do e-RH para efetuar o login.

Atenção: Servidores temporários devem certificar-se de que a senha utilizada é referente à matrícula do contrato vigente.

2- No item Minhas Solicitações, clique na opção adicionar, conforme imagem a seguir:

Captura de tela do sistema SEGE. Tela principal exibindo o item Minhas solicitações no menu lateral esquerdo, uma tabela com as solicitações do usuário no centro da janela e o botão adicionar no canto inferior do lado direito.

 

3- Preencha o formulário com as informações solicitadas e clique em Salvar.

Caso o e-mail seja G Suite, acesse a conta utilizando o endereço www.gmail.com

Caso o e-mail tenha o domínio @uepb.edu.br, acesse a conta utilizando o Webmail UEPB disponível no endereço https://webmail.uepb.edu.br . O Webmail  está disponível no portal da UEPB através do menu principal Sistemas -> Webmail.

Logo que o usuário acessar a página do Webmail aparecerá a tela de login (ver imagem a seguir). Para entrar no sistema o usuário deverá inserir seu e-mail institucional no campo E-mail e sua senha no campo senha. Após preencher os dados o usuário deverá clicar em no botão Entrar.

Captura de tela do login do Webmail UEPB - Campos para inserção do e-mail e senha do usuário

Se o login for efetuado com sucesso o usuário será direcionado para sua respectiva caixa de entrada, conforme imagem a seguir:

Captura de tela da caixa de entrada do Webmail UEPB exibindo a barra de tarefas na parte superior e menu com as pastas de mensagens na lateral do lado esquerdo da tela.

Outra maneira de acessar o Webmail UEPB é utilizando a versão da interface para dispositivos móveis. Para utilizá-la basta acessar o webmail em seu dispositivo utilizando um navegador. A tela de login será exibida da mesma maneira que o Webmail convencional. Após afetuar o login será exibida uma tela com a respectiva caixa de entrada, conforme ilustrado na tela abaixo.

Caso o domínio do endereço seja @servidor.uepb.edu.br ou @aluno.uepb.edu.br, para realizar a recuperação de senha da conta G Suite, seguir o procedimento padrão para recuperação de contas do Gmail.

Se o domínio do endereço for @uepb.edu.br, a recuperação da senha deve ser realizada pelo sistema SEGE, conforme orientações a seguir:

1- Acesse https://sistemas.uepb.edu.br/sege e insira seu CPF e senha do e-RH para efetuar o login;

2- Clique no item Minhas Solicitações, deverá aparecer uma tabela com todas as suas solicitações de e-mail, encontre o e-mail que deseja realizar a alteração da senha;

3- Na coluna ações, clique na opção redefinir senha conforme mostra imagem a seguir:

Imagem: Captura de tela do sistema SEGE - Tela principal exibindo no menu lateral do lado esquerdo o item Minhas Solicitações, lista das solicitações do usuário no centro da tela e o botão Redefinir Senha na coluna Ações no lado direito da tela.

A mensagem de recuperação só é valida por 20 minutos. Para alterar a sua senha solicite novamente a recuperação da senha e execute os passos em menos de 20 minutos.

Alunos devem verificar qual o e-mail alternativo está cadastrado no Controle Acadêmico.

Servidores devem verificar no sistema SEGE qual e-mail alternativo foi informado no ato da solicitação do e-mail institucional, conforme orientações a seguir:

1- Acesse https://sistemas.uepb.edu.br/sege e insira seu CPF e senha do e-RH para efetuar o login;

2- Clique no item Minhas Solicitações, deverá aparecer uma tabela com todas as suas solicitações de e-mail;

3- Na coluna ações, clique na opção Detalhes, conforme imagem a seguir e verifique o e-mail cadastrado.

Imagem: Captura de tela do sistema SEGE - Tela principal, exibindo no menu lateral do lado esquerdo o item Minhas solicitações, uma lista com as solicitações do usuário no centro da tela e o botão Detalhes na coluna Ações no lado direito da tela.

Além do Webmail UEPB, existem outras aplicações (Mail User Agents) que permitem enviar e receber os e-mails utilizando o serviço de e-mail institucional da UEPB como gmail, thunderbird, outlook, android etc.

Para utilizar essas aplicações é necessário configurar a conta de e-mail institucional informando o endereço da conta bem como o endereço do servidor de e-mail para recebimento e envio de mensagens. Seguem as informações necessárias essa configuração:

Informações para envio de mensagens

Nome do usuário: <seu e-mail institucional completo>

Endereço de e-mail: <seu e-mail institucional completo>

Servidor de e-mail para envio: webmail.uepb.edu.br

Porta para envio: 587

Protocolo de segurança: STARTLS

Senha: <sua senha do e-mail institucional>

Informações para recebimento de mensagens

 

Nome do usuário: <seu e-mail institucional completo>

Endereço de e-mail: <seu e-mail institucional completo>

Protocolo: pode-se escolher POP3s ou IMAPs

Servidor de e-mail para recebimento: webmail.uepb.edu.br

Porta para recebimento: 993 (IMAPs) ou 995 (POP3s)

Protocolo de segurança: STARTLS

Senha: <sua senha do e-mail institucional>

A gerência de redes oferece o serviço de listas de e-mails para pessoas com vínculo institucional (apenas servidores técnico administrativos e professores) gerenciarem e moderarem.
O serviço de listas é composto por um sistema de gerenciamento para a inclusão de e-mails (não precisam ser institucionais) com o intuito de gerar um grupo de discussão ou uma lista para comunicação direta.

Para solicitar o serviço, basta enviar um memorando digital para a CTIC justificando a necessidade do mesmo.

ATENÇÃO: Qualquer lista solicitada pode ser cancelada sem prévio aviso caso o conteúdo não corresponda com o propósito que a mesma foi criada ou se houverem queixas dos usuários que fazem parte da mesma. O moderador da lista responderá por qualquer evento que possa gerar processos devido ao mal uso da mesma.

Fale conosco:

CTIC

  • de seg. à sex.:
    07:00h às 12:00h
    14:00h às 17:00h
    Os horários aqui estabelecidos são para os dias de funcionamentos normais da instituição. Os horários de funcionamento de dias facultativos instituídos por portarias, assim como períodos de férias e feriados nacionais, estaduais e municipais, devem ser consultados em notas no portal da UEPB ou previamente com este setor.
  • Rua Baraúnas, 351 - Bairro Universitário - CEP 58429-500 -  Campina Grande - Paraíba

Dúvidas, Críticas, Sugestões e Elogios

Preencha o formulário ao lado e envie um e-mail para o setor responsável pelo conteúdo desta página.

É possível enviar e-mail para outros setores da instituição. Basta selecionar o setor para o qual deseja entrar em contato.

obs: todos os campos deverão ser preenchidos