CTIC lança Sistema de Movimentação de Equipamentos para empréstimo de instrumentais odontológicos

5 de outubro de 2017

O sistema biométrico – método de identificação eletrônico que consiste em armazenar e analisar características pessoais, como impressões digitais, íris dos olhos e traços faciais – vem sendo cada vez mais utilizado por organizações públicas e privadas como forma de identificar, com mais segurança e autenticidade, os indivíduos e os bens nelas envolvidos.

Seguindo esta tendência de modernização, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), desenvolveu o Sistema de Movimentação de Equipamentos (MOVE), que vem sendo utilizado pelo Departamento de Odontologia do Câmpus de Campina Grande, de maneira a garantir maior cuidado e preservação no empréstimo dos instrumentais odontológicos do setor.

Em resumo, o sistema MOVE foi criado para garantir, através da biometria digital do aluno de Odontologia, que seja ele próprio o responsável por receber e entregar ao setor de esterilização do seu Departamento as caixas com os equipamentos odontológicos que estão sob sua guarda. Até então, o controle de entrada e de saída do material era feito através de ação manual e cadastros em folhas de papel, não havendo maiores garantias sobre quem manipulava o equipamento e se este foi devolvido dentro da data estipulada.

Agora, o sistema garante a pessoalidade, tanto no recebimento como na devolução, evitando dúvidas e estabelecendo maior controle de custos e gastos com estes instrumentos por parte da UEPB. Com a biometria é possível fazer qualquer tipo de movimentação através de uma autenticação única, entre o próprio aluno e a UEPB. Tudo garante facilidade no trabalho, conveniência e segurança, através de um mecanismo que permite identificar quem foi a última pessoa responsável pela caixa de equipamentos.

Atualmente, estão disponíveis dois leitores para o setor de esterilização, instalados em pontos estratégicos do Departamento de Odontologia. Eles servem como terminais para cadastro de usuários e coleta dos materiais e a pretensão é que, com a nova dinâmica de utilização, também ocorram melhorias na organização do trabalho e seja evitada demora no atendimento.

Texto e foto: Giuliana Rodrigues