CTIC informa sobre necessidade de e-mail institucional GSuite para utilização de ferramentas digitais do Google

23 de julho de 2020

Diante da aprovação da Resolução UEPB/Consepe/0229/2020, que estabelece normas para a ministração de conteúdo teórico de componentes curriculares de forma remota, durante o período de pandemia da Covid-19, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) relembra que, para utilização das ferramentas do GSuite, gratuitamente, é necessário que alunos, professores e técnicos administrativos da Instituição possuam e-mail institucional na referida plataforma.

IMPORTANTE: O e-mail institucional no servidor @uepb.edu.br, até então utilizado pela comunidade universitária, não dá acesso aos serviços do GSuite e, por isso, aqueles que possuem o endereço eletrônico institucional neste sistema, mas precisarão utilizar as ferramentas da plataforma do Google devem solicitar o e-mail institucional GSuite, que é a porta de entrada para os outros aplicativos disponíveis pela plataforma, disponível para a comunidade da UEPB graças a adesão da Universidade, sem custos, aos serviços Google.

Pelo GSuite, o público universitário tem acesso a e-mail ilimitado, Google Drive, Agenda, Hangouts Meet, Fóruns, Google Sala de Aula, entre outras ferramentas. Para ter uma conta institucional no GSuite, os professores e técnicos administrativos devem realizar a solicitação através do sistema do “Portal do Servidor” (http://sistemas.uepb.edu.br/sege/). Já os estudantes de cursos de graduação, pós-graduação e EaD devem efetuar solicitação em seus respectivo sistemas de Controle Acadêmico, conforme links abaixo:

Os endereços de e-mail no GSuite para professores e técnicos administrativos possuem a extensão @servidor.uepb.edu.br. Já os endereços de e-mail de alunos (graduação, pós-graduação ou EaD) na referida plataforma possuem a extensão @aluno.uepb.edu.br. A CTIC disponibiliza tutoriais para cada um dos tipos de solicitação em: http://ctic.uepb.edu.br/tutoriais/. Outras informações podem ser obtidas junto ao suporte da Coordenação e Setor de Desenvolvimento da CTIC através do e-mail suporte-cg@gsuite.uepb.edu.br.

Texto: Tatiana Brandão