CTIC informa sobre ajuste de ferramentas para troca de emails entre provedores da UEPB e do Hotmail

14 de setembro de 2017

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do setor de Gerência de Redes, informa aos usuários de e-mail institucional e do hotmail que está tentando resolver o problema de envio e recebimento dos e-mail do provedor hotmail.com e uepb.edu.br. O setor identificou dois tipos de problemas, verificados quando os e-mails saem da UEPB para usuários que usam o hotmail e vice-versa. Para tentar resolver parte do problema e garantir que a mensagem enviada pelos usuários via hotmail chegue ao domínio uepb.edu.br, a Gerência de Redes está fazendo ajustes nas ferramentas do e-mail institucional.

O analista de sistema Bruno Alexandre Costa explica que para garantir que os e-mails que saem da Instituição cheguem ao hotmail, os usuários também precisam ajustar sua conta do hotmail. Eles precisam informar ao domínio hotmail.com que o domínio uepb.edu.br é confiável, o que permitirá receber todas as mensagens oriundas dos emails da Instituição. Para isso, é necessário mexer na interface do e-mail e confirmar que a lista de remetentes é confiável.

O passo a passo sobre como os usuários devem proceder para enviar e receber normalmente suas mensagens com segurança, está disponível na página da CTIC. Segundo Bruno, alguns e-mails enviados para o hotmail desaparecem, mesmo sem registro de problema no envio. Já os e-mails originados na Instituição, mesmo seguindo o padrão estabelecido pelo hotmail, chegam a demorar até 4 horas para chegar ao seu destino, o que é um entrave para o usuário.