Coordenação de Tecnologia da Informação desenvolve novo Sistema de Apoio Gerencial de Biblioteca

25 de setembro de 2017

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) desenvolveu um novo Sistema de Apoio Gerencial de Biblioteca (SAGBI), uma forma atualizada que permite aos alunos solicitarem com mais facilidade a ficha catalográfica para seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), dissertações e teses, bem como o “Nada Consta”, a respeito de possíveis débitos com as bibliotecas.

O sistema, que já está em pleno funcionamento, integra todos os controles acadêmicos de alunos dos cursos presenciais de graduação, do Ensino a Distância e das pós-graduações da Universidade, permitindo que eles solicitem, no sistema online, a ficha catalográfica de suas publicações. Recebendo o pedido, a Biblioteca Central confecciona a ficha e o aluno pode fazer o download do material para anexar ao seu trabalho. Automaticamente, a BC também emite o “Nada Consta” do aluno, caso não haja pendências a resolver.

Segundo Walder Pinheiro Leite Filho, um dos desenvolvedores do sistema, o método de operação atual é bem parecido com o anterior, o que não dificultará a utilização para os usuários. “Houve ainda uma divisão de responsabilidades, porque antes o sistema atendia tanto a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) quanto a Biblioteca, permitindo que um setor acessasse funcionalidades do outro”, explicou José Roberto do Nascimento Junior, um dos membros da equipe da CTIC.

O sistema pode ser acessado através do portal da Biblioteca Central, no site institucional da UEPB, através do endereço eletrônico https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/, informando matrícula e senha do usuário.

Texto: Giuliana Rodrigues