GSUITE

Como solicitar uma conta GSUITE

Professores e técnicos devem efetuar solicitação pelo sistema SEGE. Em caso de dúvidas sobre como encaminhar a solicitação, assista o tutorial disponibilizado pela CTIC a seguir

ATENÇÃO (PROFESSORES SUBSTITUTOS)

Professor com vínculo temporário recebe uma nova matrícula a cada renovação de contrato.

Para ativar sua matrícula e receber a senha, acesse: https://sistemas.uepb.edu.br/e-rh/ e clique em “clique aqui para cadastrar seu usuário” Insira sua matrícula para receber a senha em seu e-mail cadastrado no e-rh.

Google Classroom

Tutorial básico para Professores

Baixe o aplicativo do Google Classroom para seu celular:

Google Drive

Tutorial Google Drive para facilitar, integrar e compartilhar arquivos em todos os Aplicativos do GSuite.

Baixe o aplicativo do Google Drive para seu celular:

1 – Para criar o e-mail institucional o aluno de:

 

Ao acessar o controle acadêmico, o aluno verá a mensagem mostrando que alunos matriculados podem criar o e-mail institucional para usufruir das vantagens do GSuite, como mostrado na imagem abaixo. Basta apenas clicar no nome aqui e uma nova página se abrirá para a criação.

2 – Ao clicar no link para a criação do e-mail institucional, o aluno verá a tela como mostrada na imagem abaixo. A página exibe os dados do aluno e gera um e-mail automático a partir do nome do aluno no domínio @aluno.uepb.edu.br. Esse e-mail não pode ser trocado. Então o aluno confere os dados, marca a caixa que está ciente dos termos e escolhe a senha e cria o seu e-mail.

 

3 – Ao criar o e-mail institucional, o aluno verá uma mensagem de confirmação que o e-mail foi criado. Lembrando que o e-mail é acessado a partir do gmail, então caso você esteja logado no seu e-mail pessoal dentro do gmail, deslogue e logue com as credenciais que foram criadas no controle acadêmico.

4 – Para que seu e-mail institucional GSUITE fique ativo, deverás acerta os termos de serviços e políticas de privacidade do google em seu primeiro acesso.
ATENÇÃO: Se esta etapa não for concluída seu e-mail não estará ativo, desta forma não receberás os convites enviados pelos professores para entrarem nas turmas.

5 – Caso o aluno acesse o controle acadêmico e não veja a mensagem como mostrada no tópico 1, e veja a imagem que é mostrada no tópico 3, é porque provavelmente já tem o e-mail criado. Para conferir o e-mail criado, o aluno pode olhar os dados do seu cadastro, como na imagem abaixo. Basta apenas o aluno clicar no botão Visualizar.

 

6 – Ao clicar no botão Visualizar o aluno pode descer a tela, até chegar nas informações como mostrado na imagem abaixo.

1 – Para criar o e-mail institucional o aluno de:

 

 

2- Ao acessar o sistema, o aluno deverá clicar em seu cadastro.

 

3 – Em seu cadastro o aluno deverá ir até a seção contato, no campo e-mail institucional e clicar no botão CADASTRAR E-MAIL INSTITUCIONAL (GSUITE) como indica a imagem abaixo.

 

4 – Ao clicar no link para a criação do e-mail institucional, o aluno verá a tela como mostrada na imagem abaixo. A página exibe os dados do aluno e gera um e-mail automático a partir do nome do aluno no domínio @aluno.uepb.edu.br. Esse e-mail não pode ser trocado.

 

5 – Então o aluno confere os dados, marca a caixa que está ciente dos termos e escolhe a senha (mínimo de 08 dígitos) e cria o seu e-mail.

 

6- Ao criar o e-mail institucional, o aluno verá uma mensagem de confirmação que o e-mail foi criado. Lembrando que o e-mail é acessado a partir do gmail, então caso você esteja logado no seu e-mail pessoal dentro do gmail, deslogue e logue com as credenciais que foram criadas no controle acadêmico.

 

Perguntas Frequentes

  • Na página de login do gmail entre com seu e-mail e clique em “Próxima”
  • Clique em “Esqueceu a senha?”
  • Você pode tentar lembrar da senha ou clique em “Tentar de outro jeito”
  • Digite o endereço do e-mail de recuperação. No caso do aluno é o seu e-mail pessoal cadastrado no Sistema de Controle Acadêmico.
  1. Procure a coordenação de seu curso e peça para atualizar seu email pessoal.
  1. Acesse seu cadastro no seu Sistema de Controle Acadêmico e clique em: “Editar”
  2. No campo e-mail insira um novo endereço de e-mail.
  3. Clique em salvar
  4. Depois de cadastrado vá para a tela de login do gmail e repita os passos da pegunta: “Esqueci minha senha

  1. Por padrão não é possível trocar o e-mail criado automaticamente pelo sistema. Por se tratar de um e-mail institucional, a CTIC criou regras para que o e-mail fosse combinações do seu nome.
  1. A troca ou correção de nome no Controle Acadêmico só é possível através de comprovação documental. O aluno deverá entrar em contato com o setor gestor do sistema com os documentos oficiais ou documento sua mudança de nome ou utilização diferente de seu nome.
  1. Verifique com o seu professor para qual e-mail ele enviou o seu convite. Confirme se é realmente na mesma conta em que procuras o e-mail de convite.
  2. O professor pode ter enviado o convite apara sua conta antes mesmo de você ter aceitado os termo e condições do Google.
    Nesse caso peça a seu professor para removê-lo da sala de aula e adicioná-lo novamente para um novo envio de convite.
  1. Primeiramente verifique se o sistema em que está tentando logar é o sistema do qual você faz parte como aluno.

Na UEPB, atualmente, temos 4 (quatro) sistemas de controle acadêmico:

  • Controle Acadêmico de Graduação (Presencial): Para alunos de graduação na modalidade presencial.
    URL: https://academico.uepb.edu.br/ca/
  • Controle Acadêmico de EaD: Para alunos matriculados na modalidade de Educação à Distância.

URL: https://academico.uepb.edu.br/ca.ead/

  • Controle Acadêmico Stricto Sensu: Para alunos de mestrado e doutorado.

URL: https://academico.uepb.edu.br/mestrado/

    1. Certifique-se de que está digitando a sua matrícula correta. Se você nunca trocou sua senha, sua senha ainda deve ser a data de seu nascimento no formato “ddmmaaaa” (apenas os 8 dígitos). Exemplo: Para a data de nascimento 31/12/1987, a senha correspondente é 31121987. Lembre-se que a sua data de nascimento válida é a que se encontra no seu RDM..
    2. Para recuperar sua senha em seu e-mail cadastrado no sistema clique em “Não consegue acessar?” ou “Esqueceu sua senha?” e siga os passos e preencha o que se pede nos formulários de recuperação de senha.
    3. Se ainda assim está com problemas no seu acesso entre em contato com o setor gestor do sistema:
      • Aluno de Graduação (presencial) envie e-mail para:
      • Aluno de EaD envie e-mail para: