Conhecendo o G Suite

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) disponibiliza para seus alunos, professores e técnicos administrativos as ferramentas da plataforma G Suite for Education, serviço ofertado pelo Google voltado para a inovação em Educação e aperfeiçoamento do fluxo de trabalho administrativo de instituições de ensino.

O serviço disponibiliza um pacote de ferramentas baseadas na nuvem para instituições de ensino fundamental, médio e superior, bem como para educação domiciliar. As ferramentas e os serviços incluem apps de mensagens e colaboração, como o Gmail, o Google Drive, o Agenda, o Sala de Aula, entre outros.

Principais Recursos do G Suite

Segue instruções para acesso ao G Suite (vídeo e texto).

1 – Após criada a sua conta G Suite, o acesso é realizado através da página do Google no link disponível abaixo. Clique no botão localizado no canto superior direito Fazer login.

 

2 – Caso já esteja logado em alguma conta Google, clique na imagem de exibição da conta no canto superior direito e acesse a opção Adicionar outra conta.

 

3 – Na próxima tela insira seu endereço de email G Suite e clique em Próxima.

 

4 – Para concluir o acesso digite sua senha e clique em Próxima.

 

5 – Efetuado o login, o canto superior direito agora mostra informações da sua conta e todas as ferramentas disponíveis para uso.

1 – Dentro do Gmail, na barra lateral, clique em Iniciar uma Reunião.

 

2 – Ao usar o Google Meet pela primeira vez, conceda permissão para ele acessar o seu microfone e câmera.

 

3 – Quando estiver pronto clique em Participar agora para iniciar a reunião.

 

4 – O Meet exibe as informações da reunião com o link para compartilhamento. Copie esse endereço e repasse para todos que irão participar da reunião. Você também pode usar a opção Adic. Pessoas para convidar usuários.

 

5 – A partir desse momento a chamada de vídeo já está ativa. São exibidos botões para ativar/desativar o microfone, ativar/desativar a câmera, encerrar a chamada e exibir a lista de usuários participantes e chat.

 

6 – Acessando a opção para exibir lista de usuários, todos os participantes da reunião são listados. No chat é possível conversar via mensagem de texto com todos.

 

7 – Clicando nos três pontos no canto inferior direito são exibidos as opções da chamada de vídeo, onde encontramos opções para Gravar reunião, alterar layout, ativar tela cheia e legendas e opções de ajuda. O arquivo com a reunião gravada fica disponível dentro do Google Drive.

  • As gravações incluem o participante ativo e tudo que é apresentado. Outras janelas ou notificações não são incluídas.
  • As gravações são salvas na pasta de gravações do Meet dentro do Drive. Um e-mail com o link da gravação também é enviado para o organizador da videochamada e para a pessoa que iniciou a gravação.
  • Dependendo do tamanho da gravação, o vídeo pode demorar algumas horas para ser disponibilizado.

Caso a opção de gravação não esteja disponível:

  • Verifique se você não está usando sua conta pessoal em vez da conta G Suite. Para contas pessoais não é disponibilizada a opção de gravação.
  • Verifique se não está iniciando a reunião através de dispositivos móveis. Na versão atual do Google Meet não existe a opção de gravação nesse tipo de dispositivo, apenas utilizando o computador.
  • Verifique se você é convidado de uma reunião. Mesmo que esteja utilizando uma conta G Suite, apenas o organizador do evento poderá iniciar a gravação.
  • Você não poderá fazer uma gravação se participar da videochamada apenas para fazer uma apresentação, por exemplo, usando um laptop em uma sala de videoconferência. Participe da videochamada primeiro, comece a apresentação e depois inicie a gravação.

 

8 – Para apresentar algum conteúdo durante a chamada de vídeo, clique no botão Apresentar agora. O conteúdo da tela do seu computador será compartilhado com os participantes da reunião de acordo com a opção escolhida.

  • A tela inteira: todo o conteúdo da tela do seu computador é compartilhado. Essa opção pode ser útil quando se deseja apresentar o funcionamento de um sistema ou página web.
  • Uma janela: compartilha uma tela específica, seja um documento de texto, apresentação, arquivo PDF ou planilha.

 

9 – Para encerrar o compartilhamento da tela, basta clicar em Parar compartilhamento no barra inferior.

1 – Dentro do Gmail, na barra lateral, acesse a opção Participar de uma reunião.

2 – Digite o código disponibilizado pelo organizador da reunião e clique em Participar.