Suporte ao usuário

O Serviço

Destina-se a realizar o suporte ao usuário na utilização do software ou hardware sobre o qual o usuário tenha dúvidas em relação ao seu funcionamento.

Usuários

Serviço disponível para técnicos administrativos e professores da UEPB.

Setor Responsável

Perguntas Frequentes

Deve ser aberto um chamado de Manutenção pelo SIGMAS informando qual dúvida o usuário possui, bem como todas as características pertinentes ao problema, tais como equipamentos utilizados, softwares utilizados, etapa do processo que ocorre o problema.

Acesso ao sistema utilizando o CPF e senha do RH (mesma senha de acesso ao contra-cheque)

 

Tela inicial do SIGMAS:

 

Para iniciar a criação do chamado, clique em Chamados – CTIC no menu do lado esquerdo para expandi-lo e depois clique em + Criar chamado:

 

Visualização geral dos campos para criação do chamado:

 

No campo Setor Solicitante está listado apenas o Setor de lotação da pessoa solicitante:

 

Campos iniciais já preenchidos: Problema e Descrição do Problema.

Obs.:

Categoria do Chamado: Quando o bem precisa de intervenção como desmontagem ou troca de peças, o chamado será de Manutenção e o bem deve ser enviado pelo setor solicitante ao CTIC – SSM no 4º andar do prédio da Reitoria para o devido reparo. Se for necessária a presença do técnico para solucionar o problema no local, como compartilhamento de arquivos, configuração de impressora ou falta de internet no setor, este chamado será de Atendimento.

Chamado de Manutenção:
No exemplo que venho utilizando, esse computador precisa ser enviado ao CTIC SSM para reparação do Sistema Ubuntu, configurando um chamado de manutenção.

 

A Localização do chamado está em forma de lista e, ao digitar, ele vai filtrando o resultado até a opção correta:

 

No exemplo, o setor que será utilizado será o Setor de Suporte e Manutenção – CTIC-SSM

 

Os demais campos devem ser preenchidos de forma correta informando a localização e o número do Ramal, para facilitar toda a comunicação do CTIC para com a pessoa solicitante.

Para chamados de manutenção o campo Patrimônio aparece e deverá ser preenchido com o número do patrimônio da UEPB ( Não é o número do Patrimônio do Estado), vinculado ao equipamento. Esse número do patrimônio, à medida que é digitado é filtrado até que exiba exatamente o numero desejado com a descrição do bem.

 

Após preencher todos os campos, clique em Salvar

 

Depois confirme que deseja salvar a solicitação clicando em Sim.

 

Após a confirmação, será exibida uma nova tela de resumo informando todos os dados do chamado. Clicar em Sim para completar o processo de criação do chamado.

 

Ao confirmar, o sistema irá exibir a lista de todas as solicitações enviadas. A coluna Status exibirá o andamento da solicitação, informando também quando for Solucionado/Fechado.

 

Para abertura de Chamado de Atendimento o processo é o mesmo com exceção ao campo Patrimônio que é inerente ao chamado de Manutenção. No chamado de atendimento não aparece o campo Patrimônio.

O atendimento ao usuário poderá ser realizado das seguintes formas:

  • Atendimento via sistema de Help Desk: Será enviada uma mensagem para o e-mail do usuário informando os passos para a solução do problema descrito.
  • Atendimento Telefônico: Nossos técnicos ligarão para o usuário e tentarão resolver o problema por telefone com dicas e informações.

Caso o problema não seja resolvido utilizando uma das abordagens acima apresentadas, um de nossos técnicos irá ao local de abertura do chamado para retirar a dúvida do usuário de forma presencial, apresentando a solução do problema, e tentando retirar quaisquer outras dúvidas presentes ao usuário.