Sistema desenvolvido pela CTIC gerencia todas as etapas de processos seletivos realizados pela CPCOn

21 de maio de 2018

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) desenvolveu um sistema que vai aperfeiçoar a realização de processos seletivos organizados pela Comissão Permanente de Concursos (CPCon) da Instituição. Trata-se do Sistema Gerenciador de Processos Seletivos (SIGEPS) 2.0, uma versão atualizada e mais completa do SIGEPS 1.0, que vinha sendo utilizado até então.

Conforme Carlos Alberto Chaves, coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação da UEPB, o SIGEPS 2.0 é um dos projetos mais importantes desenvolvidos pela CTIC, especialmente porque garante à Instituição autossuficiência em termos de software para a realização de todas as etapas de um processo seletivo, o que antes não era possível, já que o sistema anterior garantia o gerenciamento de dados apenas até a etapa de homologação de inscrições de candidatos, ficando as demais etapas a cargo de outros sistemas proprietários.

Agora, com o SIGEPS 2.0, todas as etapas são contempladas. De acordo com Demétrio Gomes Mestre, assessor da CTIC, as funcionalidades disponíveis no sistema, com tecnologia própria da UEPB, possibilitam que um processo seletivo seja gerenciado com mais eficiência, desde a configuração inicial do processo seletivo até o processamento e divulgação dos resultados finais, passando pela homologação das inscrições, emissão de cartão do candidato, formatação de logística, entre outras.

O novo sistema também garante redução de custos para a Universidade, pois concentra todo o banco de dados dos processos seletivos, dispensando, por exemplo, a contratação de sistema proprietário para distribuição de candidatos em locais de provas, o que antes era necessário para executar a logística da seleção. Para Ana Alice Sobreira, presidente da Comissão Permanente de Concursos da UEPB, o novo sistema vai facilitar todo o trabalho da CPCon, por ser mais completo e consistente em seu banco de dados e prático para a organização dos certames, além de concentrar todo o gerenciamento do SIGEPS 2.0 na Comissão.

Além disso, o SIGEPS 2.0 permite a atualização automática do site da CPCOn, disponibilizando informações na página online no mesmo instante em que os dados (planilhas) são gerados pelo sistema, graças a modernidade de integração das informações dos processos seletivos entre o SIGEPS e o site da Comissão. Atuaram no desenvolvimento dessa plataforma os desenvolvedores Rafael Tavares, Sérgio Diniz, Simão Ítalo, Walder Pinheiro, Angélia Leite e Fernando Félix. A supervisão técnica ficou a cargo dos servidores Demétrio Gomes Mestre e José Roberto Nascimento Júnior.

Texto: Tatiana Brandão