Web conferência

O Serviço

Reunião ou encontro virtual entre grupos que estejam em locais distintos, através de aplicativos ou serviço com possibilidade de compartilhamento de apresentações, voz, vídeo, textos e arquivos via web.

Usuários

Serviço disponível para técnicos administrativos e professores da UEPB.

Setor Responsável

Perguntas Frequentes

A solicitação da webconferência contendo todos os dados necessários para sua realização deve ser ser feito através do Formulário de Solicitação de Web Conferência.

Os dados de quem vai participar da transmissão devem estar contidos no item 1 do formulário a ser preenchido, onde é pedido os dados do(s) avaliador(es) e/ou participante(s). É necessário que os participantes que farão a comunicação por áudio e vídeo (professor ou responsável técnico) utilizem notebook, computador de mesa (desktop), ou computadores da marca Apple, equipados com kit multimídia (microfone, webcam e caixas de som ou fones de ouvido). Os equipamentos poderão ser do professor/aluno ou da Universidade. A utilização de data show é opcional.

É obrigatório a presença de um responsável técnico para cada computador utilizado na webconferência. Também é obrigatório a utilização de conexão por cabo de rede confeccionados com conector rj-45. Em hipótese alguma será aceito a utilização de rede sem fio por ambas as partes durante a transmissão. Caso seja utilizado macbooks que não tenham conexões de rede do tipo RJ-45, deverá ser utilizado adaptadores USB para RJ-45.

Uma das salas da universidade deverá ser solicitado com antecedência por ambas as partes para a realização do teste e da videoconferência, sendo que tal sala deva possuir pontos de rede com acesso à internet funcionando adequadamente. Deve-se evitar a apresentação ou avaliação das apresentações em ambientes residenciais.

A velocidade da conexão com a internet dos participantes deverá ser de, no mínimo, 15 Mbps.

O programa utilizado para a videoconferência é o Skype. Também pode-se fazer a comunicação por meio da solução administrativa Adobe Connect. A escolha deve ser feita em consenso dos participantes.

Caso seja utilizando o software Skype, as contas dos participantes da conexão deverão ser informadas com antecedência no requerimento, no campo Informações adicionais.

Os testes para a webconferência deverão ser realizados em, no máximo, 3 dias de antecedência. Feitos os testes, os professores e responsáveis técnicos deverão assinar o formulário alegando a normalidade e o funcionamento adequado da comunicação.

O descumprimento dessas exigências poderá afetar a qualidade da transmissão ou a perda de conexão. A não obediência dos itens listados poderão resultar em interrupções durante a apresentação, sendo de inteira responsabilidade de quem as descumpriu. Estas informações deverão ser de conhecimento prévio dos participantes envolvidos; o formulário a seguir deverá ser preenchido pelo professor/aluno, preenchido adequadamente e enviado ao técnico responsável.