O Serviço

Serviço de gestão de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras através da integração de suas bases de dados na Comunidade Acadêmica Federada (CAFe)

Usuários

Serviço disponível para alunos, técnicos administrativos e professores da UEPB.

Perguntas Frequentes

A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é uma federação de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras.

Através da CAFe, um usuário mantém todas as suas informações na instituição de origem e pode acessar serviços oferecidos pelas instituições que participam da federação.
A CAPES está promovendo o acesso remoto ao Portal de Periódicos para os professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação, graduação e técnicos das instituições usuárias do Portal, por meio da rede da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).

1. Entrar pelo endereço do portal: www.periodicos.capes.gov.br

2. Para iniciar o acesso remoto ao Portal de Periódicos via CAFe clique no link “ACESSO CAFE”

3. Na página Acesso remoto via CAFe, Selecione UEPB – UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA na caixa de seleção que se abrirá abaixo e clique em ‘Enviar’.

4. – Acontecerá um erro de certificado, já que o mesmo é auto assinado, que pode ser contornado com o seguinte procedimento por navegador.

Chrome:
Clicar em “Avançado” → “Ir para apu.uepb.edu.br”

Firefox
Clicar em Entenda os riscos → Adicionar exceção → Confirmar exceção de segurança

5. Informe o Login e Senha fornecidos por sua Instituição e proceda com a autenticação clicando em “Login”.

O número do CPF (sem ponto e sem traço) é o usuário(login) individual de cada aluno e servidor que tenha vínculo com a Universidade Estadual da Paraíba.
A senha é a mesma utilizada nos seguintes sistemas:

• Para os servidores (professores e técnico administrativos) a senha é a mesma armazenada no sistema do RH
  • Para os alunos da graduação a senha é a mesma do controle acadêmico
  • Para os alunos da pós-graduação a senha é a mesma do controle acadêmico da Pós-graduação (SCAPG).